INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
Essa linha de pesquisa fornece material genético certificado e garante a rastreabilidade dos exemplares destinados à recomposição de ambientes degradados. Os clones registados são sete materiais registados no INASE: • Margem do Rio Carabelas INTA* (Reg. 22794) • San Pedro 1 INTA* (Reg. 22793) • Riacho Victoria 1 INTA* (Reg. 22791) • Riacho Victoria 4 INTA* (Reg. 22792)• Diamond Coast 1 INTA* (Reg. 22788)• Diamond Coast 3 INTA* (Reg. 22789)• Diamond Coast 5 INTA* (Reg. 22790) Restauração da mata ciliar e produção de mudasEssa primeira escalada na propagação de clones marca um avanço relevante para o uso de salgueiros nativos na restauração ambiental no Delta do Paraná. Os exemplares serão utilizados para gerar módulos de conectividade na paisagem ciliar, contribuindo para a conservação da espécie em seu habitat natural. Além disso, o projeto fortalecerá a produção de mudas no viveiro INTA Delta, que terá material certificado disponível para iniciativas de conservação, revegetação e obras de proteção costeira. Os clones podem ser adquiridos através da Associação Cooperadora da Estação Experimental Agrícola Delta do Paraná, bem como de produtores pertencentes ao Grupo Delta Viveiros.
PODE LHE INTERESSAR
Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais
O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.
Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a AI
Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.





















