Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina
A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.
A consultoria é desenvolvida no âmbito do Projeto ProCLIM-AR, uma iniciativa de cooperação bilateral entre os governos da Argentina e da Alemanha, promovida pela Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Governo Federal Alemão, através do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor. O trabalho técnico é coordenado por especialistas do INTA e do CONICET, pertencentes à Estação Florestal INTA Villa Dolores (EEA Manfredi) e à EEA Río Gallegos. A equipe coordenadora é composta pela Dra. Laura Cavallero (CONICET), Dr. Dardo López (INTA) e Dr. Pablo Peri (INTA–CONICET, coordenador do Programa Nacional Florestal do INTA). A coordenação técnica geral está a cargo de Ariel Medina, especialista florestal da Fundación Vida Silvestre Argentina, com o apoio da Biól. Damián Glaz (GIZ) e a Diretoria de Florestas Nativas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior. Participam na iniciativa mais de 2 investigadores de 1 províncias, representando sete institutos CONICET, cinco unidades do INTA e seis universidades nacionais. Essa articulação garante uma visão abrangente e de âmbito federal, que alia conhecimento científico, gestão pública e participação territorial. Resultados com impacto nas políticas públicas Os produtos da consultoria serão apresentados em workshops com representantes do Conselho Federal do Meio Ambiente (COFEMA), a fim de fortalecer a integração da restauração florestal nas políticas públicas de conservação, gestão e recuperação de paisagens degradadas em todo o país. O componente Restauração da Paisagem Florestal faz parte do projeto Promover caminhos de desenvolvimento de baixo carbono e resilientes ao clima para a Argentina – ProCLIM-AR, implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Na Argentina, o consórcio responsável é formado pela Fundación Vida Silvestre Argentina —que lidera a iniciativa—, a Fundação Avina e a GIZ, com a participação da Diretoria de Florestas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Ministério do Interior e da Diretoria de Produção Sustentável da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia.
PODE LHE INTERESSAR
O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências
Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
Mais madeira | Terminais aéreos como espaços de bem-estar com design e ambiente natural
Num mundo em que a saúde mental, o bem-estar integral e a ligação com a natureza são cada vez mais urgentes, a madeira surge como um material cada vez mais escolhido para transformar não só a forma como vivemos, mas também a forma como nos sentimos e nos movemos.





















