Os países da Amazônia reafirmarão seu apoio ao fundo para proteger as florestas do mundo
Em novembro, durante a COP30, será apresentada a iniciativa do mecanismo financeiro para proteger esses ecossistemas presentes em cerca de 70 países.
Em 22 de agosto, os oito países da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) assinaram uma declaração conjunta de apoio ao mecanismo de financiamento para as florestas tropicais do planeta, formalmente chamado de Florestas Tropicais, funcionários para sempre, como o presidente brasileiro Luiz Inacio Lula Da Silva. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiras, a declaração é uma estratégia diplomática que busca mecanismo inovador que fornece pagamentos em grande escala, previsíveis e baseados em países com florestas tropicais, com o objetivo de manter e expandir a cobertura florestal. Espera -se que o Fundo seja formalmente apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano. Acreditamos que o fundo representa uma solução ousada, inspiradora e extremamente promissora. O TFFF oferece uma oportunidade para o Norte e o Sul globais trabalharem juntos, como uma coalizão de esperança e determinação em um mundo cheio de incertezas, disse Ed Miliband, secretário de Estado de Energia e Mudança Climática do Reino Unido, algumas semanas atrás na semana de ação climática de Londres. Árabes Unidos - assim como nações com florestas tropicais elegíveis para receber pagamentos por sua conservação - como Colômbia, Peru, República Democrática do Congo, Indonésia e Gana - demonstraram seu interesse e apoio à iniciativa.
PODE LHE INTERESSAR
A palmeira mais alta do mundo fica na América do Sul: tem a altura de um prédio de 20 andares
A palmeira mais alta do mundo fica nas profundezas da América do Sul, um gigante que desafia os limites da vida vegetal Nas profundezas da América do Sul, entre o nevoeiro e as montanhas, esconde-se uma árvore gigante que poucos conhecem. Majestoso e silencioso, desafiando o mundo sobre o que a vida vegetal pode alcançar.
O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências
Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.
O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca
Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas





















