Conheça a árvore Guayubira: uma das espécies de madeira nativa da selva missionária
Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.
Guayubira, uma espécie nativa de grande valor de madeira, pode atingir até 20 metros de altura. Possui um dura escuro e denso, ideal para pisos, móveis e artigos esportivos. Sua madeira, pesada e resistente. Características técnicas da árvore científica de Guayubiranan: American Cordia (L.) Gottschling J.S. Mill. Geralmente de diâmetro menor que 50 cm no estado adulto, possui reforços importantes na base (imagem 6 e 7) ? Folhas: as folhas são alternativas ou ovadas de 3 a 8 cm de comprimento por 1 a 3 cm de largura, as bordas são ondulantes ou serradas ou serradas em direção ao ápice da Roma e a base ahusada em direção ao curto peció. Em diâmetro, as flores são numerosas e perfumadas de 5 mm de comprimento, a corola branca ? Fruta: a fruta é um drup cônico de 5 mm que divide o córtex em muitas placas retangulares e pequenas. Características da madeira. O solo e o exterior dura no estado natural, não tratados aproximadamente entre 5 e 10 anos. O duramen não é muito resistente ao ataque de fungos, mas resiste ao ataque de insetos, não à seiva.
PODE LHE INTERESSAR
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas
Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal
A palmeira mais alta do mundo fica na América do Sul: tem a altura de um prédio de 20 andares
A palmeira mais alta do mundo fica nas profundezas da América do Sul, um gigante que desafia os limites da vida vegetal Nas profundezas da América do Sul, entre o nevoeiro e as montanhas, esconde-se uma árvore gigante que poucos conhecem. Majestoso e silencioso, desafiando o mundo sobre o que a vida vegetal pode alcançar.





















