Rumo ao consumo responsável na Argentina: PEFC lança seu primeiro programa de treinamento virtual sobre Cadeia de Custódia para produtos florestais em 2025
Em um contexto global em que o consumo e a sustentabilidade responsáveis ??são cada vez mais relevantes, a PEFC Argentina e o PEFC Uruguai apresentam seu primeiro programa de treinamento virtual de 2025 sobre cadeia de custódia para produtos da base florestal, que começará em 23 de abril, com uma duração de quatro meses. A iniciativa é destinada a técnicos e profissionais ligados ao processamento e elaboração de produtos florestais. O programa é tarifário e visa adquirir as competências necessárias para implementar os requisitos do esquema de certificação PEFC, que permitirá que as empresas atinjam e mantenham altos padrões internacionais em rastreabilidade e sustentabilidade. Quando falamos sobre a cadeia de custódia, nos referimos ao processo que garante que a madeira e outros produtos de florestas nativas, plantações e materiais reciclados sejam rastreáveis, sustentáveis ??e de fontes controladas, explicou Florencia Chavat, diretor executivo da Cerfoar - Pefc Argentina e um dos responsáveis ??pelo curso.
O treinamento abordará em profundidade o PEFC ST 2002: 2020 (requisitos da cadeia de custódia) e o PEFC ST 2001: 2020 (regras para marcas PEFC), fundamental para entender a rastreabilidade da floresta para o consumidor final, em cadeias de valor como papel, papelão e embalagem. As aulas serão ditadas às quartas -feiras de 15 a 18 horas por quatro meses por quatro meses e incluirão exercícios práticos aos treinadores. Para obter a certificação, será necessária uma assistência mínima de 80% e a entrega de todos os trabalhos práticos. No final, aqueles que aprovarem o treinamento serão incluídos no Registro de Implementadores oficiais formados em marcas de custódia e PEFC, adicionando um valioso endosso profissional em um mercado cada vez mais comprometido à transparência, a origem legal dos produtos e a economia circular.
PODE LHE INTERESSAR
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.
Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais
O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.
Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a AI
Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.





















