O mestre ebanista Xavier, mais peças exclusivas para adorar a madeira: mais fácil é o mobiliário mais bonito

O mestre ebanista Xavier, mais peças exclusivas para adorar a madeira: mais fácil é o mobiliário mais bonito

Com a paciência de um fazendeiro, a paixão de um artista e o virtuosismo de um ourives, o marceneiro Xavier mais faz uma viagem que vai da árvore para a peça final, uma vila única de madeira sólida.

Quando eu era criança, eu já queria ser carpinteiro. EmEm janeiro passado, ele recebeu na Catalunha o título DeMestro Ebanista, Diplomaque apenas um artesão de cada guilda é concedido um ano, que tem que cumprir com o exigenterequisitos. Depois de se formar em belas artes na Universidade de Barcelona, ??em1990, Xavier Maspintópinturas e trabalho em museus como MoMA e Guggenheim em Nova York, noMacba, a Fundação Miró e outros centros na produção de exposições. MasMais de 20 anos atrás, ele escolheu se render à sua paixão, trabalhar com madeira,ao qual dá um significado alinhado com sua sensibilidade criativa. De umIniciante procurou treinamento mais conectado com este ancestral e menosdespejando para o industrial, uma abordagem artesanal que ele encontrou nos professoresJacques Vanlommeren e Pere Mascarell. Workshop de Foundosu em Barcelona e criou sua marcaMais fusor (carpinteiro em catalão). Executar, comvirtuosismo e alta qualidade, móveisúnico com madeira maciça de árvores que buscam no norte da Espanha e no sul deFrança, e isso às vezes deixa secar atéEsteja no seu ponto para ser trabalhado de maneira artesanal. A palavra respeitoResuma o que eu faço. -I explica- Respeito pelo comércio: me impressiona comoEle passou de pais para filhos, de professores a aprendizes, há anos.E respeito pela árvore. Estou claro queTrabalhamos com algo que era um ser vivo. Árvores já foram muito antesQue nós nesta terra nos damos vida, e o mínimo é fazer o melhorpossível quando você os usa. E ele acrescenta: como o designer George Nakashima disse,Autor do livro The Soul of the Tree, estamos pegando o que resta dele evida prolongada. Nos designs de Xavier, fica claro queprotagonista é a madeira: quanto mais simples for os móveis,É mais bonito, porque você poderá ver a madeira melhor. O envergonhado, que sãoO mais natural possível e menos tingido, melhor. A madeira, maisMadeira, melhor. Este artesão domina a linguagem das árvores: de repente você vêAlguns que não são repetíveis e, quando você aprende a ler a madeira, pode ver emSua veia a vida que ele teve, os invernos que passaram, quando um ramo o quebrou ...Para sua bagagem, ele está curioso para aprender, e agora está animado para usarO torno e a madeira em verde para fazer objetos. Mas meu objetivo é fazer omais móveis honestos que podem e as últimas gerações, concluem

WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Ler notícia »

Card image cap O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências

Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.

Ler notícia »

PRECOR SA

SOUTH CHEMICAL

TAEDA S.A.

LIJAS HUNTER

METALURGICA RUEDAMAS SRL

CASERMEIRO S.R.L.

ATOR

TRIPAYN SRL

TEPELCO S.A.

FRUND STARK SA

ASERRADERO EUZKADI

CONTROL LOGIC

HERRAJES MANDILE

AGLOLAM SA

VIALRO

INGLAMIAUX

ROSARIO ABRASIVOS SRL

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

AUTOPERFORANTES TEL

PERFILES DEL SOL

PERIN Spa