Uma pandemia de incêndio na Amazônia afeta grande parte do Brasil: o que está acontecendo?
? Uma seca histórica alimenta os holofotes que não dão trégua. A fumaça chega ao sul do país. ? Focos intencionais, mudança climática e pouca preparação para o desastre
? Brasil queima. E não apenas na Amazônia. Quase dois terços do território do maior país da América Latina são afetados pela fumaça produzida por incêndios florestais fora da série. Spotings no Brasil. O número já atinge quase o total do ano passado (189.926). Indignação mundial e colocou a então defensiva o então presidente do Jair Bolsonaro, de ultra-direita (2019-2022) ? Os números de 2024 ainda estão longe do recorde de 2007 (393.915 holofotes ao longo do ano, com um pico mensal de 141.220 em setembro) . Mas desta vez, os incêndios ocorrem quase ao mesmo tempo em várias regiões do Brasil, o que dificulta a abordagem do problema, explica Ane Alencar, diretor científico do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazon (IPAM), à AFP e o fogo intencional influencia a mudança climática, conjugada com o fenômeno El Niño. Isso favorece que o país vive um período de seca prolongada desde junho do ano passado, explica Suely Araujo, coordenadora de políticas públicas do Observatório Climático, uma rede de organizações não governamentais. é uma faísca suficiente, mas essa faísca é excitada por um ser humano , diz Ancar. Portanto, a maioria desses incêndios tem uma origem criminosa. Um dos casos mais comuns é o dos agricultores que usam queimaduras para pastos limpos. Informalmente, informalmente, informalmente, informalmente Essa prática tradicional só pode autorizar o estado em que as terras estão. A crise atual levou à sua proibição absoluta em todo o país. Outro cenário, segundo especialistas, é que alguns grandes incêndios são iniciados por atores dentro do poderoso setor agro -industrial para queimar florestas públicas e se apropriar da terra que os transforma em pastos. Por motivações ainda para determinar, procure Sow Chaos, de acordo com o diretor da polícia federal encarregado do meio ambiente, Humberto Freire. Ancar.O ministro da Marina Silva, por outro lado, denuncia o terrorismo climático de criminosos que aproveitam as mudanças climáticas para causar incêndios em seu próprio benefício.
PODE LHE INTERESSAR
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a AI
Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.





















