A biomassa florestal é a solução para evitar incêndios?
Com a chegada do verão, enfrentamos a ameaça de incêndios florestais. Altas temperaturas, o estado das florestas ou a seca prolongada criam as condições propícias para a propagação do fogo. A Espanha é o país terceiro da Europa na área total afetada por incêndios florestais. De acordo com dados do Comitê Estadual de Coordenação e Diretoria de Emergência contra o Florest Fire (CECOD), em 2023 o número total de incêndios desceu em comparação com o ano anterior, mas aumentou os hectares e os incêndios florestais chamados, aqueles que afetam Mais de mais de 500 hectares. No total, mais de 89.000 hectares acabaram afetados.
Dada essa situação, surge a necessidade de implementar o manejo florestal sustentável que contempla a conservação e manutenção de florestas para evitar incêndios. A Veolia, uma empresa líder de descarbonização e economia circular, é um dos principais atores da conservação e naturalização dos espaços florestais, graças à sua subsidiária Veolia Biomasa. , a empresa realiza ações de preservação como o Clarif controlado. Essa técnica reduz a densidade de árvores por hectare, otimizando a massa florestal e criando áreas com menor carga de combustível vegetal, o que facilita a contenção e o controle do incêndio em caso de fogo. Além disso, reforça a resiliência das florestas e sua capacidade de recuperação. A província de Zamora, Ávila, Madri, Albacete e Cuenca. que reforça o compromisso de Veolia com a transformação ecológica e a economia circular. Dessa maneira, promovemos uma exploração sustentável e racional dos recursos florestais, ajudando assim a promover a economia da proximidade e gerando um benefício econômico nas áreas rurais ?, explica Miguel Ruíz-Galvez, diretor da Veolia Biomasa. >, A Veolia Biomasa possui a certificação sul, um sistema que garante a rastreabilidade e a origem de toda a biomassa produzida e que, portanto, atende aos mais rigorosos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pela Diretiva Europeia de energias renováveis. Essa certificação voluntária de sustentabilidade, desenvolvida pela RedCert e Bioenergy Europe, garante a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade da biomassa gerenciada pela Veolia, permitindo que seus clientes compensem as emissões derivadas de seus processos de produção.
PODE LHE INTERESSAR
Floresta nativa | Em Misiones, são reforçados os controles nas rotas de transporte ilegal de madeira nativa, extração de florestas sem licença e guias digitais fraudulentas
A informalidade na atividade florestal em Misiones ficou mais uma vez evidente, a cultura de operar ilegalmente é um problema histórico, e o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??realiza as correspondentes operações de controle e fiscalização na regulação da atividade produtiva e na gestão sustentável do uso das florestas nativas.
A palmeira mais alta do mundo fica na América do Sul: tem a altura de um prédio de 20 andares
A palmeira mais alta do mundo fica nas profundezas da América do Sul, um gigante que desafia os limites da vida vegetal Nas profundezas da América do Sul, entre o nevoeiro e as montanhas, esconde-se uma árvore gigante que poucos conhecem. Majestoso e silencioso, desafiando o mundo sobre o que a vida vegetal pode alcançar.
O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca
Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas





















