Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?

Você sabia que a única “árvore de vidro” da América está em Buenos Aires?

É natural da Oceania, tem 150 anos e está localizado em um dos maiores parques do país. No coração do parque Pereyra Iraola, localizado na província de Buenos Aires, existe uma “árvore de cristal” que, ao longo dos anos, se tornou um dos principais atrativos turísticos do local.

Este exemplar gigantesco, que surpreende pelo diâmetro do tronco e pela copa repleta de ramos, sobrevive no mesmo local há 150 anos.
E, embora a ciência e a tecnologia avancem, quando esta “árvore de cristal” morrer, a espécie provavelmente desaparecerá do continente.
Qual é a história da única “árvore de cristal” da Argentina?
A única “árvore de vidro” da América chegou a esta região da província de Buenos Aires em meados da década de 1870, quando Leonardo Higinio Pereyra Iraola retornou ao país após uma viagem pela Oceania.
Ou seja, o argentino trabalhou para plantar 12 exemplares desta espécie, oficialmente conhecida como “Agathis Alba”, que é nativa do referido continente e, até agora, não estava presente no nosso.
Infelizmente, de todos os plantados, dois atingiram a idade adulta e apenas um sobreviveu até hoje nesta gigantesca propriedade natural compartilhada por Berazategui, Ensenada, Florencio Varela e La Plata.


Por que é chamada de “árvore de cristal”?

Uma das dúvidas que mais perdura ao longo do tempo, em relação a esta estranha espécie, é a razão do seu nome.
Assim, graças aos registros históricos, ficou comprovado que a “árvore do cristal” é assim chamada porque produz uma resina especial, capaz de brilhar à noite, como faria uma pedra preciosa.


Como esta espécie tão particular é protegida?


A única “árvore de vidro” da América é tão especial que extensas medidas foram tomadas para proteger o gigantesco exemplar, que compartilha a paisagem com 36% das espécies vegetais superiores de Buenos Aires.
Ou seja, a área onde é proposta recebe vigilância policial permanente. E, além disso, sua proteção aumentou desde que foi declarado Monumento Natural da Província de Buenos Aires.
De qualquer forma, como a espécie não consegue se reproduzir sozinha, é provável que desapareça do continente quando este único exemplar morrer.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas

Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal

Ler notícia »

Card image cap A palmeira mais alta do mundo fica na América do Sul: tem a altura de um prédio de 20 andares

A palmeira mais alta do mundo fica nas profundezas da América do Sul, um gigante que desafia os limites da vida vegetal Nas profundezas da América do Sul, entre o nevoeiro e as montanhas, esconde-se uma árvore gigante que poucos conhecem. Majestoso e silencioso, desafiando o mundo sobre o que a vida vegetal pode alcançar.

Ler notícia »

GRUPO EURO

CORCHOLINEA

KCD SOFTWARE

SHOPBOT CNC TOOLS

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

HERRAJES MANDILE

ROSARIO ABRASIVOS SRL

TRIPAYN SRL

USNR

HERRAJES NORTE

THERMWOOD

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

FARAM SRL

PIERMATTEI S.A.

HUGO DANIEL VALETTO

AUTOPERFORANTES TEL

PERIN Spa

EL COLONO FERRETERIA

ALCE HERRAJES SH

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

ASERRADERO EUZKADI

CONTROL LOGIC