Baum, a fábrica de árvores de Córdoba e Alianza Wichi unem forças para reflorestar o Gran Chaco

Baum, a fábrica de árvores de Córdoba e Alianza Wichi unem forças para reflorestar o Gran Chaco

O objetivo é recuperar grande parte da biodiversidade da região geográfica, afetada pelas ações humanas. Baum, Fábrica de Arboles e Alianza Wichi uniram forças para reflorestar o Gran Chaco. Esta combinação de reflorestação e trabalho no território em conjunto com as comunidades locais procura recuperar grande parte da biodiversidade desta região geográfica, tão afetada pelas ações humanas. Para atingir o objetivo, as entidades necessitam do empenho de pessoas, empresas e instituições que plantam árvores online.

Baum, nascido em 2021, trouxe mais de 20 reflorestamentos massivos para a província de Córdoba no último ano e meio. É um empreendimento que produz árvores autóctones em grande escala e uma ferramenta com a qual todas as pessoas, empresas e instituições que queiram contribuir para o ambiente o possam fazer através da plantação de árvores autóctones, mitigando assim a sua pegada de carbono e aumentando a consciência ambiental. .
É nessa busca de expansão que a Baum atua em conjunto com a Alianza Wichi. É uma organização comprometida com a colaboração e o empoderamento das culturas indígenas no Gran Chaco sul-americano. O seu foco está na proteção dos territórios ancestrais, na promoção da biodiversidade e na criação de ecossistemas prósperos para o sustento e o bem-estar das comunidades.
Através de programas educativos, projetos de restauração ambiental e de capacitação económica, procuram promover um diálogo respeitoso e enriquecedor entre as culturas, construindo um futuro sustentável em harmonia com a natureza.
Rodrigo Vidales, um dos fundadores da organização, disse que esse trabalho conjunto estava planejado há muito tempo e a poluição, o desmatamento e a falta de água foram considerados como algumas variáveis ​​para levar a cabo ações adiante.
“Foi impressionante para a comunidade quando chegamos com o trailer e a quantidade de árvores que trouxemos. A comunidade agradece muito e está muito esperançosa. e instituições que confiam em nós e se unem no plantio de árvores através do nosso site”, disse em diálogo com a Cadena 3.
Diante da iminente necessidade de árvores na região geográfica do Gran Chaco, Baum e Alianza Wichi propuseram um reflorestamento de 5.000 árvores para o território de Tartagal, na província de Salta.
O fundador da fundação, Martin Craf, disse à Cadena 3 que ela permitirá uma subsistência de qualidade aos povos indígenas.
“É uma recuperação dos ecossistemas com as comunidades, aprendendo com os seus conhecimentos e compreendendo que uma montanha saudável é uma comunidade saudável”, observou.
Enquanto isso, o cacique Juan de Dios disse que cuidarão das alfarrobeiras “com a vida”. “Sinto-me mais acompanhado pela natureza quando vejo que eles estão empenhados em trabalhar e em mostrar gratidão à vida mais do que tudo”, acrescentou.
Esses exemplares serão fornecidos pela Baum-Tree Factory, que fará o reflorestamento junto com membros da comunidade local de Wichi e coordenará esse trabalho com a Aliança.
A espécie que será plantada é a alfarroba branca, cujos diversos usos (madeira, abrigo e frutos) remontam à época pré-colombiana.
Esta árvore é muito valorizada pela comunidade Wichi por todos os seus benefícios: esta espécie nativa é refúgio para outras espécies da flora e da fauna, seu fruto é alimento para as comunidades, ajuda a reter a umidade do solo, ao mesmo tempo que não necessita de muita água. adaptar-se, entre outras particularidades.
A realização deste tipo de ações positivas em carbono é essencial nos dias de hoje, quando o cuidado com o meio ambiente é um dos principais temas a serem abordados com urgência. Quem colaborar com a Baum e a Alianza Wichi obterá um certificado da quantidade de carbono capturada, calculada segundo padrões internacionais, entre muitos outros benefícios.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Ler notícia »

Card image cap A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas

Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal

Ler notícia »

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

ROSARIO ABRASIVOS SRL

PIERMATTEI S.A.

GRUPO EURO

SHOPBOT CNC TOOLS

FARAM SRL

MARCELO F. CASTELLUCCIO

PERIN Spa

HERRAJES MANDILE

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

AUTOPERFORANTES TEL

ALCE HERRAJES SH

THERMWOOD

VIALRO

LYH PLACAS

FRUND STARK SA

CASTALY MACHINE

MADER-EXPO

MAQUINARIAS ABRAHAM

METALURGICA RUEDAMAS SRL

FORESTAL LAS MARÍAS SA

TAEDA S.A.