Tucumã | A reserva florestal de Santa Ana nas Yungas foi declarada um novo parque provincial

Tucumã | A reserva florestal de Santa Ana nas Yungas foi declarada um novo parque provincial

O governo da província de Tucumán avançou na recategorização da Área Natural Protegida Santa Ana, de 14.500 hectares, como parque provincial

Surge do esforço nas negociações entre o Ministério de Desenvolvimento Produtivo de Tucumã, os legisladores provinciais e a Fundação Rewilding Argentina. É uma das maiores áreas naturais protegidas em Tucumán, bem como a área protegida mais ao sul em Yunga.
O regulamento, que declara este território de 14.500 hectares como "área natural protegida", também prevê diferentes ações destinadas a "conseguir a recomposição gradual da biodiversidade do ecossistema de Las Yungas".
Confrontado com o Parque Nacional Aconquija e situado na antiga Reserva de Santa Ana, criada em 1972 no terreno de um antigo engenho de açúcar, este novo Parque Provincial aumentou assim a proteção de uma das porções mais meridionais e importantes da floresta serrana. yungas, incluindo setores altamente ameaçados da floresta de sopé.
“O projeto ambiental também contempla a restauração ecológica do local, por meio da reintrodução de espécies extintas e da recuperação de espécies ameaçadas, a fim de recompor a fauna do ecossistema Yungas e favorecer o corredor de biodiversidade que forma as duas áreas protegidas”, indicou da ONG Rewilding Argentina.
Além disso, o novo parque prevê o uso público da área, o que exigirá o planejamento do desenvolvimento de infraestruturas de turismo de natureza e proporcionará novas oportunidades de desenvolvimento para as comunidades vizinhas.
A unidade está localizada no sudoeste da província de Tucumán, ocupando parte das terras que pertenciam à antiga Usina Santa Ana, localizada na área de Aguilares.
Localiza-se biogeograficamente nas Yungas, estendendo-se sobre serras relativamente baixas e suavemente quebradas mais afastadas do Aconquija, encostadas nos Cumbres de Santa Ana, constituindo parte da bacia do rio Chico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas

Ler notícia »

Card image cap A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas

Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal

Ler notícia »

Card image cap O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Ler notícia »

HUGO DANIEL VALETTO

RAIES MADERAS S.A.

INGLAMIAUX

AGLOLAM SA

FRUND STARK SA

TEPELCO S.A.

CORCHOLINEA

AUTOPERFORANTES TEL

ASERRADERO EUZKADI

PERIN Spa

DIEGO LAVISTA LLANOS

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

EL COLONO FERRETERIA

HYMMEN

MADERAS KIKUE

JOESCAN

METALURGICA PESKINS SCA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

PRECOR SA

ASERSUR MADERAS

ENCHAPADORA SAN JUAN

TAEDA S.A.