Uruguai | Construção do primeiro arranha-céu de madeira do país

Uruguai | Construção do primeiro arranha-céu de madeira do país

Construção terá início em novembro

O primeiro edifício de habitação ecológica será construído em Durazno pelo Ministério da Habitação e Ordenamento do Território. Embora ainda haja ajustes, sua construção começaria em novembro deste ano e teria prazo até setembro de 2024; o investimento será de cerca de US$ 3,5 milhões.
A Agência Nacional de Habitação (ANV) e o Ministério da Habitação e Ordenamento do Território (MVOT) assinaram em junho o acordo para continuar a avançar na definição do projeto que marca a construção do primeiro edifício alto em madeira, a desenvolver no cidade de Durazno com um total de 7 andares para habitação social.
Na semana passada, o presidente da Agência Nacional de Habitação (ANV), Arq. Klaus Mill, e o vice-presidente da ANV, Gustavo Borsari, reuniram-se com o ministro da Habitação, Raúl Lozano, e o diretor nacional de Habitação, Jorge Ceretta, estabelecer, através de um acordo, os termos que ambas as instituições realizarão no desenvolvimento e execução do primeiro projeto para a construção de casas de madeira em altura que será desenvolvido em Durazno, especificamente na capital do departamento.
“Este é o primeiro edifício de habitação social a ser construído no Uruguai e que envolve a América do Sul, com a ressalva de que o Chile também pode estar nesse processo. É um marco muito importante que o Sistema Habitacional possa ter uma edificação com tecnologia de madeira de média a alta qualidade, acompanhada, inclusive, por especialistas internacionais”, afirmou Mill.
Este projeto enquadra-se no concurso internacional de incentivo ao desenvolvimento de sistemas construtivos inovadores em madeira, aberto de 23 de janeiro a 15 de maio e para o qual se apresentaram cinco concorrentes nacionais e internacionais.
“No dia 15 de junho, a ANV fará a decisão e, a partir daí, os demais licitantes terão 10 dias de audiência para gerar questionamentos. Após esse período, o Conselho de Administração adjudicará o projeto ao licitante vencedor, que deverá começar a trabalhar no projeto executivo a partir de 6 de julho e iniciar os trabalhos em novembro”, disse o presidente da ANV.
Aguarda-se, portanto, a elucidação do acórdão, que será divulgado pela empresa que ficará responsável pela construção da estrutura.
Embora ainda haja ajustes a serem feitos, sua construção teria início em novembro deste ano e teria prazo até setembro de 2024; o investimento será de cerca de US$ 3,5 milhões.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a AI

Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.

Ler notícia »

Card image cap INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná

Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.

Ler notícia »

Card image cap O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca

Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas

Ler notícia »

CONTROL LOGIC

AFIPAR SH

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

ALCE HERRAJES SH

PERFILES DEL SOL

TEPELCO S.A.

ASERRADERO EUZKADI

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

SAN VICENTE MADERAS SRL

FRUND STARK SA

INGLAMIAUX

ROSARIO ABRASIVOS SRL

RAIES MADERAS S.A.

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

TRIPAYN SRL

SERV-INT

CORCHOLINEA

GRUPO EURO

PIERMATTEI S.A.

THERMWOOD

HERRAJES MANDILE

USNR