Maior sustentabilidade na indústria de carpintaria e processamento de madeira

Maior sustentabilidade na indústria de carpintaria e processamento de madeira

Após quatro anos de espera, a LIGNA, a principal feira mundial da indústria de carpintaria e processamento de madeira, finalmente acontece ao vivo

Depois de quatro anos de espera, finalmente acontece ao vivo a LIGNA, principal feira mundial do setor de marcenaria e carpintaria, onde são expostas soluções para a indústria moveleira, o comércio de madeira e o setor. Sustentabilidade, digitalização, madeira como matéria-prima renovável e construção em madeira são os temas de destaque.

Na LIGNA, os visitantes poderão experimentar a inovação em máquinas, sistemas e demonstrações ao vivo, além de interagir pessoalmente. Mais de 1.300 empresas de 47 países estarão presentes de 15 a 19 de maio de 2023 em Hannover, na Alemanha.

O presidente da Deutsche Messe AG, Dr. Jochen Köckler, observou que a indústria está animada com o retorno da LIGNA e a possibilidade de mostrar o poder inovador concentrado na indústria após quatro anos de ausência.

A madeira, como material natural e renovável, tornou-se ainda mais procurada na indústria da construção e do mobiliário, devido ao seu contributo para a descarbonização. A construção em madeira ganhou espaço em relação aos métodos convencionais, abrindo novas oportunidades no setor de máquinas.

A sustentabilidade também é uma questão importante para a indústria moveleira. Os clientes valorizam cada vez mais a sustentabilidade na compra de móveis e a Comissão da UE está trabalhando em projetos legislativos para a transição para uma economia circular.

A LIGNA abrange todos os tópicos da indústria, desde máquinas e sistemas para trabalhar madeira até ferramentas e métodos de trabalho, digitalização, automação de produção e materiais inovadores. Cerca de 1.300 empresas apresentarão suas soluções e produtos a visitantes de todo o mundo.

Para além dos expositores habituais, serão muitas as empresas e startups a participar pela primeira vez. A feira também oferecerá um programa de eventos paralelos, como conferências, apresentações ao vivo e cerimônias de premiação.

A LIGNA também aborda a escassez de habilidades e recrutamento, oferecendo oportunidades para profissionais e empregadores se encontrarem. Há também espaços dedicados a startups e institutos de pesquisa e universidades que apresentam programas de P&D, treinamentos e programas acadêmicos.

A feira oferece um programa especializado para os ofícios de carpintaria, e inclui apresentações e workshops sobre eficiência energética e um dia dedicado exclusivamente aos carpinteiros.

Não se pode deixar de mencionar o campeonato Forwarder, onde serão exibidas habilidades de controle de máquinas de colheita de madeira em alto nível e entretenimento emocionante. Como tradição da LIGNA, será realizada uma cerimônia de plantio de árvores, onde uma bétula do pântano será escolhida como "Árvore do Ano".

A LIGNA é um encontro imperdível para todos os profissionais da carpintaria e transformação da madeira, um evento que se destaca pelo foco na sustentabilidade, inovação e construção


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pinte as ruas de rosa e branco na primavera: qual é a árvore mais bonita do mundo e por quê, segundo a AI

Os seus ramos delicados, os tons suaves das suas pétalas e o formato harmonioso da árvore fazem dela uma imagem quase poética.

Ler notícia »

Card image cap O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço

Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.

Ler notícia »

Card image cap Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais

O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.

Ler notícia »

HERRAJES MANDILE

AFIPAR SH

SAN VICENTE MADERAS SRL

PERIN Spa

RAIES MADERAS S.A.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

VIALRO

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

DIEGO LAVISTA LLANOS

ALCE HERRAJES SH

USNR

CONTROL LOGIC

FRUND STARK SA

THERMWOOD

ASERRADERO EUZKADI

GRUPO EURO

MADERAS KIKUE

COMBILIFT

HYMMEN

HUGO DANIEL VALETTO

SERV-INT

TEPELCO S.A.