Uma escola sustentável
A Escola Rural N ° 927 é o novo projeto de Ação Sustentável do município de Oberá, que busca doações de empresas do mercado de construção.
A organização “Ação Sustentável” está, mais uma vez, a trabalhar pelo bem-estar e futuro educacional dos mais pequenos. Neste caso, Danilo Antoniazzi, presidente da associação civil, e Mirtha Abreu, diretora e professora, realizam um projeto que envolve a construção da Escola Rural nº 927, localizada em Yerbal Viejo, Município de Oberá, província de Misiones. O estabelecimento é destinado aos 250 alunos que compõem a população estudantil de baixa renda e será desenvolvido com base nos princípios da construção sustentável sob a certificação EDGE Building, tornando-se a primeira escola com selo americano na República Argentina.
A obra está implantada num terreno de 770 m2 e terá 4 salas de aula, uma cozinha, uma sala de secretaria, uma sala de professores com casa de banho, uma casa de banho para crianças e outra para deficientes, numa área total construída de 668 m2. O projeto arquitetônico inclui um grande envelope de chapa metálica que gera um fluxo de ar contínuo de forma a permitir a ventilação do espaço semicoberto para a ampliação das salas de aula e recreação dos alunos. Possui sistema construtivo tradicional, barracas de concreto armado e alvenaria exposta de paredes duplas e tijolo oco, piso de cerâmica nas salas de aula e concreto alisado em espaços semicobertos e descobertos. Possui ainda carpintaria metálica de alumínio com DVH, estrutura metálica de perfis para cobertura em chapa e estrutura de suporte para caixa solar de água quente e painéis fotovoltaicos.
“Nosso principal objetivo é criar um habitat de qualidade, onde as crianças possam desenvolver suas habilidades cognitivas em um ambiente saudável. Como todos os projetos que realizamos a partir da nossa ONG, estamos orientados para a aplicação de soluções sustentáveis no cuidado dos recursos naturais de forma a equipar as oportunidades de desenvolvimento social ”, comentou Antoniazzi, que em 2011 tornou isso possível, juntamente com a colaboração de Empatía Comunidad, a inauguração da Escola Rural Nº 888, em Paraje Zacarias, a 50 km da cidade de Oberá. Segundo dados divulgados pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, existem 124 milhões de menores que não têm acesso à escolaridade nos primeiros anos e 250 milhões que não sabem ler nem escrever, apesar de terem frequentado a escola.
Para o início dos trabalhos são necessários pisos para salas de aula, banheiros, secretaria, cozinha e sala de reuniões para professores, gabinetes, pinturas, reservatório de água quente elétrica e reservatório de água quente solar, luminárias, revestimentos de cozinha e banheiros e um tanque de reserva para o reservatório de água.
Para qualquer doação, entre em contato com www.accionsustentable.org

PODE LHE INTERESSAR
O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca
Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas
Nação reforça prevenção e formação contra incêndios florestais
O diretor da Agência Federal de Emergência (AFE), Santiago Hardie, referiu-se ao apoio que a Nação presta no combate aos incêndios. Ele argumentou que a maioria das fontes ígneas respondem a intervenções humanas e que, portanto, a consciência social é uma ferramenta central para reduzir os danos ambientais, materiais e humanos.
Floresta nativa | Em Misiones, são reforçados os controles nas rotas de transporte ilegal de madeira nativa, extração de florestas sem licença e guias digitais fraudulentas
A informalidade na atividade florestal em Misiones ficou mais uma vez evidente, a cultura de operar ilegalmente é um problema histórico, e o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??realiza as correspondentes operações de controle e fiscalização na regulação da atividade produtiva e na gestão sustentável do uso das florestas nativas.





















