A abundância de madeira de pinheiro deve-se em grande parte ao número de espécies de pinheiros existentes. Neste artigo, aprenderemos sobre as características, propriedades e usos da madeira de pinho amarelo, uma espécie nativa do sudoeste dos Estados Unidos.
Esta espécie de pinho recebe o nome científico de Pinus Taeda, embora possamos comumente encontrá-la com o nome de pinho amarelo meridional, pinho melis ou pinho alecrim por sua fragrância distinta. Essas árvores têm cerca de 30-35 metros de altura e normalmente crescem em ambientes de baixa umidade.
É considerada uma árvore de rápido crescimento, por isso é uma espécie que se difundiu especialmente em reflorestamentos como no caso da Argentina.
Uma das características mais marcantes é a cor da madeira. A madeira de pinho amarelo é caracterizada pelo alburno branco-amarelado e cerne marrom-avermelhado.
Podemos considerá-la uma madeira estável, macia e semileve. A madeira de pinho amarelo é classificada como moderadamente durável contra a ação de fungos e insetos.
Quando se trata de viabilidade, nenhum problema foi encontrado. Serrar, secar, escovar, pregar e terminar é fácil, embora deva ser destacado que se trata de uma madeira com muita resina, o que pode complicar um pouco o acabamento.
Podemos encontrar madeira de pinho amarelo em móveis de interior; na carpintaria de interiores como portas, janelas, revestimentos, escadas, frisos; sob a forma de folhas para revestimentos decorativos e contraplacados e em carpintaria para montar e em construções navais como mastros. Essa madeira também é altamente comercializada para a fabricação de celulose e papel Kraft.

PODE LHE INTERESSAR
Reflorestamento avança no Santuário Histórico de Machu Picchu com novos hectares restaurados
O plano prevê a plantação de mil novas árvores no santuário, em resposta aos danos causados ??pelos incêndios florestais e ameaças ambientais, com o apoio das autoridades locais e de representantes do sector do turismo.
Mais madeira | Terminais aéreos como espaços de bem-estar com design e ambiente natural
Num mundo em que a saúde mental, o bem-estar integral e a ligação com a natureza são cada vez mais urgentes, a madeira surge como um material cada vez mais escolhido para transformar não só a forma como vivemos, mas também a forma como nos sentimos e nos movemos.
O país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências
Conheça o país que plantou 350 milhões de árvores em um dia e causou grandes consequências As alterações climáticas e a desflorestação causaram grandes danos ecológicos em muitos locais. Por isso, um país plantou 350 milhões de árvores num dia e assim obteve um recorde mundial, embora se estime que em 2025 plante o dobro.






















