Distintos pedaços de madeira de teca serrada
A madeira de teca (Tectona grandis Lf.) é nativa do sudeste da Ásia, Índia, Camboja, Laos e Vietname. Também tem outras áreas de proveniência onde foi amplamente plantada: regiões tropicais da África Ocidental e da América Central tropical.
É uma espécie que se destaca por suas magníficas características de durabilidade natural, além de ter uma boa estabilidade dimensional. A madeira de teca tem uma resina anti-séptica que a torna resistente ao ataque de vários organismos, como cupins ou fungos.
Para sua boa estabilidade, deve adicionar sua alta resistência à água, rachaduras ou ruptura, pois possui um óleo natural que a torna impermeável, o que a torna uma madeira amplamente utilizada na construção naval. É também uma madeira ideal para exteriores, sendo capaz de se adaptar a condições climáticas extremas.
A madeira de teca é castanho dourado intenso, normalmente, mas tem uma ampla gama que varia de tons avermelhados a muito claros. Também admite tratamentos ou pinturas para mudar sua cor sem perder sua aparência
Essas propriedades fazem da madeira de teca uma das madeiras tropicais mais conhecidas no mercado e, às vezes, isso se reflete em seu preço. Tudo isso, somado às suas boas propriedades externas e à sua durabilidade, faz com que valha a pena, para alguns produtos, o investimento no uso da madeira de teca.
Uma utilização de teca é serrada directamente, mas também como painéis de chapa de metal, carrinhos, rodas, carpintaria e marcenaria, tornando canoas e barcos leves, móveis e acabamentos interiores.
A madeira de teca pode ser usada diretamente na fabricação de portas ou mesas distintas ou como elemento decorativo, por sua beleza natural.

PODE LHE INTERESSAR
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas
Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.




















